Atualmente, as bombas de vácuo com palhetas giratórias são o tipo mais moderno de produção de vácuo. Tal como qualquer outra bomba de vácuo, elas requerem um fornecimento de óleo lubrificante impecável. Este é realizado preponderantemente a partir do circuito de óleo do motor.
Neste caso, o óleo lubrificante retorna ao cabeçote com o ar aspirado. Se o fornecimento de óleo lubrificante for insuficiente ou falhar, ocorrem falhas de funcionamento e danos na bomba de vácuo logo passado pouco tempo. Estas têm de ser então trocadas.
Uma bomba de vácuo fixa pode causar danos subsequentes. Especialmente o óleo lubrificante vencido ou contaminado faz com que uma bomba de vácuo se desgaste prematuramente. O óleo envelhecido do motor contém muitas partículas de sujeira resultantes do desgaste abrasivo do motor ou das partículas de fuligem do escape.
Imagem: Bomba de Vácuo corroída por falta de óleo
VERIFICAÇÃO DA ALIMENTAÇÃO DE ÓLEO LUBRIFICANTE
As bombas de vácuo de alto desempenho modernas requerem um fluxo volumétrico de 30 a 60 litros por hora. Antes da montagem de uma nova bomba de vácuo deverá verificar-se impreterivelmente se existe uma alimentação de óleo lubrificante impecável:
• Desmontar a bomba de vácuo
• Proteger os componentes de montagem contra o óleo vazado
• Segurar um recipiente (proveta graduada ou semelhante) diante do furo ou canal do óleo lubrificante
• Deixar funcionar o motor brevemente em marcha lenta ou com velocidade do motor de partida para controlar ao vazamento de óleo
• O óleo deverá vazar continuamente ou com pulsação uniforme do respectivo canal do óleo lubrificante ou tubo de óleo
Se tal não for o caso: Eliminar a causa (eventual obstrução)